Uma educadora por vocação e professora por predestinação
Professora recebe o Prêmio Educadores Inovadores em 2008
Conta a lenda que em tempos remotos, no sertão pernambucano, um jovem e apaixonado casal sucumbiu aos perigos das águas ao tentar atravessar o leito do Rio Pajeú em época de forte cheia. Apenas algum tempo depois, foram encontrados os corpos dos jovens, presos a um tronco de ingazeira. Teria vindo daí o pitoresco nome Afogados da Ingazeira, que denomina esta cidade, pólo do interior de Pernambuco localizada no Sertão do Pajeú*. É neste cenário que em 1977, no dia 15 de outubro nasce aquela que 30 anos depois ganharia o Prêmio Educadores Inovadores de 2008 e representaria toda a educação daquele povo.
Cláudia de Almeida Pires é, segundo ela, ”educadora por vocação e professora por predestinação”. É filha de mãe professora e por brincadeira do destino talvez, nasceu no Dia do Professor – 15 de outubro; é casada e tem um casal de filhos, com quem adora ver filmes e compartilhar a cama.
Ainda quando menina percebeu que possuía uma grande afinidade com a área de exatas, por isso optou pelo curso técnico de contabilidade. Sempre estudou em escola pública e aos 16 anos sua vida tomou rumos fundamentais para sua formação atual. “Tive meu primeiro filho, terminei o segundo grau e entrei para a Faculdade cursando Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática”, conta Cláudia.
Em 1995, ainda durante a faculdade, a educadora adquiriu seu primeiro computador, artigo raro no interior de Pernambuco. Foi a partir deste momento que a união bem sucedida entre educação e tecnologia começou. “Com os computadores chegando aos diversos setores da cidade fui convidada a atuar como professora de informática básica numa clínica médica e um mês depois, também no hospital regional da cidade. Segui nessa jornada tripla até o final da faculdade”, revela a educadora.
Ao terminar o curso Cláudia Almeida passou a dar aulas em escolas municipais de Afogados da Ingazeira e região. No entanto, não existiam laboratórios de informática nesses locais, por isso seu contato mais próximo com este universo ficou restrito ao hospital onde continuava trabalhando.
A oportunidade de aliar informática à educação só surgiu depois de vários anos como professora. Em 2005, a pernambucana lecionava na mesma escola onde estudou, o Colégio Normal Estadual e como um bom filho à casa torna, Cláudia foi presenteada com a disciplina de “Informática Aplicada à Educação”, no curso Normal Médio.
Leia a matéria completa no Site da Microsoft Educação
*Trecho do livro “Saber Cuidar”, onde Cláudia Almeida teve o Projeto - “Do óleo ao sabão: uma mão lava a outra mão” – publicado como um dos ganhadores do Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade (PIRES, 2009, p. 109).
Reportagem: Paola Peres de Oliveira
Imagens: Paulo Pepe
亞當斯教授克勞迪亞有工作張貼在微軟教育網站
一個教育工作者的使命和教師的宿命
隨著投資在研究和獻身精神,計算機教師發展項目“學校學點通信。”我們的目的是要利用熟悉的年輕人有技術,在實際活動中的培訓教師。
克勞迪亞說,“為學院提供各種層次的教育,這項建議可以依靠各行動者的參與:中等師範的學生(正常),誰的計劃工作坊,與有經驗的小學班級,學生在小學誰參加了研討會,最後一小學教師因此產生的想法建立一個真正的監督培訓,信息應用領域的教育,因為最初的培訓教師。“
不過她說,對這項工作高度重視,是促進未來的教育工作者in實踐的機會,以發展和開展活動的幫助與 technology。 “該項目具有創新性,它使青年教師的培訓,甚至中層,可以接受批評,協助活動的各種技術資源,潛力和障礙,並指出在使用這些工具,”解釋克勞迪亞。
正是本著這一倡議,教育家伯南布哥是決賽第二版的創新型教師獎,2007年是冠軍的類別“學生顯示器”於 2008年。此外,她還得獎者之一的巴西在區域獎,在危地馬拉舉行的同一年,並入圍香港Konk世界舞台。
回到家鄉後,他的征服,迎接他的老師,學生的喜悅。 “學生們知道,在通常情況下建議的工作是全體教師和學生。該建議實際上是這樣的:學習,教導和學習的教學!“,突出創新教育。
目前工程項目的諮詢活動中應用技術教育。
教育創新工程科學技術教育教師教育
Parabéns mais uma vez Cláudia! Pelo excelente trabalho!
ResponderExcluirUm grande abraço.
professor Guilherme
Obrigada Guilherme!
ResponderExcluir