Secretaria divulga vencedores do Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação
Arthur Mota
Assessoria de Imprensa
A secretaria de Educação, através da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas (SDP), divulga a lista com o nome das 52 escolas estaduais que venceram o Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação (ver link abaixo). Mais de 170 unidades concorreram, 92 foram classificadas para a fase final e, deste total, a comissão central selecionou três projetos por GRE, exceto na Gerência de Petrolina na qual quatro escolas serão premiadas, porque duas delas empataram.
O Colégio Normal Estadual, de Afogados da Ingazeira, no Sertão, conquistou a primeira colocação geral com o projeto Escola.Com Ciência, que envolveu toda comunidade escolar. Juntos, eles elaboram oficinas de ensino para os alunos do fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para beneficiar estudantes da própria unidade e de outras escolas próximas. As oficinas resultaram em muitos trabalhos, entre eles, um gibi digital e uma cartilha intitulada Cartilha Digital Semi-árido Arretado, uma espécie de almanaque com pesquisas sobre a fauna e a floral da região.
A segunda colocação geral ficou com o projeto Informáxima,, desenvolvido pela E
scola Estadual Máxima Vieira de Melo, de São José do Egito, que incentiva a produção de textos e a leitura com o auxílio da informática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foram atividades desenvolvidas através de mídia impressa, eletrônica e exibição de vídeos.
O projeto Informática e Jogos na Aprendizagem, da Escola José Leite Barros, em Tacaimbó, no Agreste, ganhou o terceiro lugar. A proposta desenvolvida fazia com que os professores trabalhassem jogos didáticos em ambiente de web. Jogos de raciocínio lógico, cálculos e memorização são utilizados como ferramenta pedagógica para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos.
Com a inicitiva, a Secretaria visa motivar, valorizar e divulgar experiências educativas que utilizam as ferramentas tecnológicas para a melhoria da qualidade de ensino, bem como, a aprendizagem dos estudantes.
As três unidades vencedoras de cada GRE receberão um kit composto por projetor multimídia, tela de projeção, notebook, filmadora e câmara digital, além de cinco pen drives, cinco web-cams, um gravador/reprodutor de DVD, uma televisão 29, uma impressora e um guia rápido para instalação do kit. Já os professores de cada uma dessas escolas receberão um computador para uso pessoal, com aplicativos de conteúdos pedagógicos.
Vencedores
Realizar um trabalho desse porte, requer dinamismo, planejamento, acompanhamento e participação de muitos. Nem sempre é possível premiar a todos os que participam, dessa forma pode parecer injusto uma premiação. Mas todos os que participam de projetos tão criativos saem ganhando e muito... Conhecimento, criatividade, ver o seu trabalho sendo divulgado... Todos vocês estão de parabéns! A escola e toda a comunidade, incluindo os que são de outras escolas... Vocês do nordeste são maravilhosos, eu os admiro muito!
ResponderExcluirMuito sucesso em outros concursos!!!
Olá amiga!!
ResponderExcluirQue bom que a brincadeira que coloquei postei aqui já tá fora!!
Tudo isso só porque esqueci de botar um "kkkk" na frente do meu comentário!!
Beijos e boa sorte!! Estamos torcendo por você agora em 2009 também!!
Tonha