Pular para o conteúdo principal

Virtual Learning Environment 'School VIRTUS' and Podcasting Multimedia as resource in the teaching-learning process

Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, Vol 8, No 2 (2009)



Ambiente Virtual de Estudo Escola VIRTUS e o Podcasting Multimídia como recursos no processo de ensino-aprendizagem / Virtual Learning Environment 'School VIRTUS' and Podcasting Multimedia as resource in the teaching-learning process


Cláudia Almeida Pires, Marcelo Brito Carneiro Leão


Resumen

O presente trabalho teve por objetivo apresentar os resultados provenientes da proposição e utilização do Ambiente Virtual de Estudo (AVE) «Escola VIRTUS» baseado na interface de Blogs, suas estruturas comunicacionais e estratégias de uso, em atividades de ensino-aprendizagem na formação inicial de professores no curso Normal Médio. Também objetivou-se propor a utilização do referido AVE na idealização de uma estratégia multimídia de uso do Podcasting no ensino de Ciências, destinada ao ensino fundamental, segundo os princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). Na confluência dos recursos apresentados verificamos a comprovada eficácia da estruturação de um ambiente Virtual de Estudo baseado na interface de Blog atuando eficientemente como ferramenta de divulgação das idéias e produções dos alunos, e como meio auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.


Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de la propuesta y la utilización de Entorno Virtual de Aprendizaje «Escuela Virtus» (basada en el uso de blogs), así como las estructuras y estrategias de comunicación para su utilización en la enseñanza-aprendizaje en la formación inicial de profesorado. También tiene por objeto proponer el uso de lo Entorno Virtual de Aprendizaje en la conceptualización de una estrategia para el uso del Podcasting multimedia en la enseñanza de las Ciencias, para la escuela primaria, de acuerdo con los principios de la Teoría de la Flexibilidad Cognitiva (TFC). En la confluencia de medios se encontró la eficacia de la estructuración de un Entorno Virtual de Aprendizaje basado en blogs, actuando efectivamente como una herramienta para la difusión de ideas y productos para los estudiantes, y como ayuda en el proceso de enseñanza-aprendizaje.



Artigo Completo aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

Resolva os Problemas com o Adobe ID no Tablet Samsung Galaxy Tab 10.1

Como  prometido, sempre que possível vou escrever dicas ou comparativos sobre o tablet Samsung Galaxy Tab 10.1 e o iPad 2. Depois de ter em mãos meu novo parceiro de trabalho, o Samsung Galaxy Tab 10.1, pude notar as várias promoções que rondam os novos usuários deste gadget. Livraria Cultura, Editora Abril, entre outras, prometem várias regalias para seus novos usuários. Até aí maravilha! O usuário nem imagina a saga que enfrentará para ter direito aos 9 (nove) livros grátis no aplicativo da Livraria Cultura e aos 6 (seis) meses de assinatura de 6 (seis) revistas da Editora Abril. Falaremos um pouco dos dois problemas. O problema com os livros da Livraria Cultura deve-se ao login em sua conta Adobe, com seu Adobe ID, requerido para liberação para liberação do download de livros nansiosos dos aplicativos. Simplesmente, para muitos, começa aí uma verdadeira batalha. Nesse ponto começa a saga, já que, engana-se quem imagina que basta um simples login para ver seus ebooks no tablet

Caruaru: II Mostra de Inovações Pedagógicas das Escolas de Referência

Nos dias 05 e 06 de novembro, três mil estudantes das 103 Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco estiveram reunidos no Polo Cultural, em Caruaru, para a II Mostra de Inovações Pedagógicas. O evento, realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco através do Programa de Educação Integral, tem como objetivo apresentar à sociedade pernambucana os resultados pedagógicos alcançados pelas Escolas de Referência que estão espalhadas por 79 municípios do Estado. A Mostra irá proporcionar aos educadores e aos educandos o intercâmbio de práticas pedagógicas inovadoras realizadas durante todo o ano letivo de 2009. Em sua segunda edição, a Mostra fez uma homenagem ao centenário de Mestre Vitalino. Os estudantes apresentaram 235 trabalhos acadêmicos divididos em três categorias: 146 exposições em stands, 62 apresentações artísticas e 27 comunicações orais. Desenhos, pinturas e esculturas produzidas pelos jovens também serão expostos no Salão de Artes Visuais do Integral. A Esc

Colégio Normal Estadual vence Prêmio de Tecnologia em Pernambuco com o Projeto Escola.com CIÊNCIA

Secretaria divulga vencedores do Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação Arthur Mota Assessoria de Imprensa A secretaria de Educação, através da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas (SDP), divulga a lista com o nome das 52 escolas estaduais que venceram o Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação (ver link abaixo). Mais de 170 unidades concorreram, 92 foram classificadas para a fase final e, deste total, a comissão central selecionou três projetos por GRE, exceto na Gerência de Petrolina na qual quatro escolas serão premiadas, porque duas delas empataram.   O Colégio Normal Estadual, de Afogados da Ingazeira, no Sertão, conquistou a primeira colocação geral com o projeto Escola.Com Ciência, que envolveu toda comunidade escolar. Juntos, eles elaboram oficinas de ensino para os alunos do fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para beneficiar estudantes da própria unidade e de outras escolas próximas. As oficinas resultaram em