Alunos apresentam os Projetos "Do óleo ao sabão, uma mão lava a outra mão!" e "Iteração Protagonista" na II Mostra de Inovações Pedagógicas em Caruaru, sob a coordenação das Professoras Cláudia Almeida (Biologia) e Ana Lúcia (Química).
Escola de Referência Monsenhor Antônio de Pádua Santos ganha prêmio para PE
Assessoria de Comunicação (SEE - PE)
Mais um trabalho da rede pública de ensino obteve reconhecimento nacional. Com a ideia de produzir sabão em barra a partir do óleo de cozinha, a Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor Antônio de Pádua Santos, em Afogados da Ingazeira foi uma das oito vencedoras do 1º Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade, promovido pelo Instituto Ecofuturo. O resultado foi divulgado na terça-feira (15). Ao todo 10 projetos seriam escolhidos, porém dos 398 enviados dos 27 Estados, a maioria não conseguiu preencher os critérios estipulados pela comissão organizadora.
“Do óleo ao sabão: uma mão lava a outra mão” foi executado entre os meses de julho e novembro e contou com a participação de estudantes e professores de seis turmas do 1º ano vinculadas ao Programa de Ensino Integral. O cronograma foi dividido em duas etapas: a primeira com leitura de textos e pesquisas e a segunda com as oficinas experimentais. Ao todo cerca de 250 alunos puderam pôr em prática os conteúdos que aprenderam dentro de sala de aula em disciplinas como química e biologia. A meta é despertar nos jovens uma “alfabetização ecológica” e a importância da preservação ambiental. Para tal, foram desenvolvidos debate sobre ecologia e sustentabilidade, além de atividades que focavam na busca de soluções para os problemas do meio ambiente.
À frente do projeto, a professora Cláudia Almeida salienta a necessidade de se divulgar os trabalhos bem sucedidos desenvolvidos em municípios do interior do Estado. “Ano passado, conseguimos grandes conquistas para Afogados da Ingazeira, a exemplo do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft no qual fomos vencedores na etapa da América Latina. Hoje, o resultado positivo no Prêmio Ecofuturo mostra que nós podemos mudar a educação em todos os campos do conhecimento e que boas propostas dão certo”.
Uma das mais interessadas em colocar a mão na massa foi a estudantes Indy Soares, 14 anos, que adorou a experiência pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “Foi ótimo. Aprendi muito durante todo este semestre. Entendi como nós podemos ajudar o meio ambiente com ações simples como reutilizar produtos que normalmente desperdiçamos Com o trabalho em grupo também rendemos bem mais. Com certeza vou continuar participando do projeto em 2010 e 2011, pois é muito proveitoso”.
Veja o livro com os oito projetos ganhadores!
http://premioecofuturo.f4b.com.br/arquivos/SaberCuidar_pag_dupla.pdf
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!