Pular para o conteúdo principal

Professora Cláudia Almeida tem trabalho destacado em Site da Microsoft Educação

Uma educadora por vocação e professora por predestinação


Professora recebe o Prêmio Educadores Inovadores em 2008


Conta a lenda que em tempos remotos, no sertão pernambucano, um jovem e apaixonado casal sucumbiu aos perigos das águas ao tentar atravessar o leito do Rio Pajeú em época de forte cheia. Apenas algum tempo depois, foram encontrados os corpos dos jovens, presos a um tronco de ingazeira. Teria vindo daí o pitoresco nome Afogados da Ingazeira, que denomina esta cidade, pólo do interior de Pernambuco localizada no Sertão do Pajeú*. É neste cenário que em 1977, no dia 15 de outubro nasce aquela que 30 anos depois ganharia o Prêmio Educadores Inovadores de 2008 e representaria toda a educação daquele povo.

Cláudia de Almeida Pires é, segundo ela, ”educadora por vocação e professora por predestinação”. É filha de mãe professora e por brincadeira do destino talvez, nasceu no Dia do Professor – 15 de outubro; é casada e tem um casal de filhos, com quem adora ver filmes e compartilhar a cama.

Ainda quando menina percebeu que possuía uma grande afinidade com a área de exatas, por isso optou pelo curso técnico de contabilidade. Sempre estudou em escola pública e aos 16 anos sua vida tomou rumos fundamentais para sua formação atual. “Tive meu primeiro filho, terminei o segundo grau e entrei para a Faculdade cursando Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática”, conta Cláudia.

Em 1995, ainda durante a faculdade, a educadora adquiriu seu primeiro computador, artigo raro no interior de Pernambuco. Foi a partir deste momento que a união bem sucedida entre educação e tecnologia começou. “Com os computadores chegando aos diversos setores da cidade fui convidada a atuar como professora de informática básica numa clínica médica e um mês depois, também no hospital regional da cidade. Segui nessa jornada tripla até o final da faculdade”, revela a educadora.

Ao terminar o curso Cláudia Almeida passou a dar aulas em escolas municipais de Afogados da Ingazeira e região. No entanto, não existiam laboratórios de informática nesses locais, por isso seu contato mais próximo com este universo ficou restrito ao hospital onde continuava trabalhando.

A oportunidade de aliar informática à educação só surgiu depois de vários anos como professora. Em 2005, a pernambucana lecionava na mesma escola onde estudou, o Colégio Normal Estadual e como um bom filho à casa torna, Cláudia foi presenteada com a disciplina de “Informática Aplicada à Educação”, no curso Normal Médio.

Leia a matéria completa no Site da Microsoft Educação



*Trecho do livro “Saber Cuidar”, onde Cláudia Almeida teve o Projeto - “Do óleo ao sabão: uma mão lava a outra mão” – publicado como um dos ganhadores do Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade (PIRES, 2009, p. 109).



Reportagem: Paola Peres de Oliveira


Imagens: Paulo Pepe

亞當斯教授克勞迪亞有工作張貼在微軟教育網站


一個教育工作者的使命和教師的宿命

隨著投資在研究和獻身精神,計算機教師發展項目“學校學點通信。”我們的目的是要利用熟悉的年輕人有技術,在實際活動中的培訓教師。

克勞迪亞說,“為學院提供各種層次的教育,這項建議可以依靠各行動者的參與:中等師範的學生(正常),誰的計劃工作坊,與有經驗的小學班級,學生在小學誰參加了研討會,最後一小學教師因此產生的想法建立一個真正的監督培訓,信息應用領域的教育,因為最初的培訓教師。“

不過她說,對這項工作高度重視,是促進未來的教育工作者in實踐的機會,以發展和開展活動的幫助與 technology。 “該項目具有創新性,它使青年教師的培訓,甚至中層,可以接受批評,協助活動的各種技術資源,潛力和障礙,並指出在使用這些工具,”解釋克勞迪亞。

正是本著這一倡議,教育家伯南布哥是決賽第二版的創新型教師獎,2007年是冠軍的類別“學生顯示器”於 2008年。此外,她還得獎者之一的巴西在區域獎,在危地馬拉舉行的同一年,並入圍香港Konk世界舞台。

回到家鄉後,他的征服,迎接他的老師,學生的喜悅。 “學生們知道,在通常情況下建議的工作是全體教師和學生。該建議實際上是這樣的:學習,教導和學習的教學!“,突出創新教育。

目前工程項目的諮詢活動中應用技術教育。

教育創新工程科學技術教育教師教育

Comentários

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Resolva os Problemas com o Adobe ID no Tablet Samsung Galaxy Tab 10.1

Como  prometido, sempre que possível vou escrever dicas ou comparativos sobre o tablet Samsung Galaxy Tab 10.1 e o iPad 2. Depois de ter em mãos meu novo parceiro de trabalho, o Samsung Galaxy Tab 10.1, pude notar as várias promoções que rondam os novos usuários deste gadget. Livraria Cultura, Editora Abril, entre outras, prometem várias regalias para seus novos usuários. Até aí maravilha! O usuário nem imagina a saga que enfrentará para ter direito aos 9 (nove) livros grátis no aplicativo da Livraria Cultura e aos 6 (seis) meses de assinatura de 6 (seis) revistas da Editora Abril. Falaremos um pouco dos dois problemas. O problema com os livros da Livraria Cultura deve-se ao login em sua conta Adobe, com seu Adobe ID, requerido para liberação para liberação do download de livros nansiosos dos aplicativos. Simplesmente, para muitos, começa aí uma verdadeira batalha. Nesse ponto começa a saga, já que, engana-se quem imagina que basta um simples login para ver seus ebooks no tablet

Caruaru: II Mostra de Inovações Pedagógicas das Escolas de Referência

Nos dias 05 e 06 de novembro, três mil estudantes das 103 Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco estiveram reunidos no Polo Cultural, em Caruaru, para a II Mostra de Inovações Pedagógicas. O evento, realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco através do Programa de Educação Integral, tem como objetivo apresentar à sociedade pernambucana os resultados pedagógicos alcançados pelas Escolas de Referência que estão espalhadas por 79 municípios do Estado. A Mostra irá proporcionar aos educadores e aos educandos o intercâmbio de práticas pedagógicas inovadoras realizadas durante todo o ano letivo de 2009. Em sua segunda edição, a Mostra fez uma homenagem ao centenário de Mestre Vitalino. Os estudantes apresentaram 235 trabalhos acadêmicos divididos em três categorias: 146 exposições em stands, 62 apresentações artísticas e 27 comunicações orais. Desenhos, pinturas e esculturas produzidas pelos jovens também serão expostos no Salão de Artes Visuais do Integral. A Esc

Colégio Normal Estadual vence Prêmio de Tecnologia em Pernambuco com o Projeto Escola.com CIÊNCIA

Secretaria divulga vencedores do Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação Arthur Mota Assessoria de Imprensa A secretaria de Educação, através da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas (SDP), divulga a lista com o nome das 52 escolas estaduais que venceram o Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação (ver link abaixo). Mais de 170 unidades concorreram, 92 foram classificadas para a fase final e, deste total, a comissão central selecionou três projetos por GRE, exceto na Gerência de Petrolina na qual quatro escolas serão premiadas, porque duas delas empataram.   O Colégio Normal Estadual, de Afogados da Ingazeira, no Sertão, conquistou a primeira colocação geral com o projeto Escola.Com Ciência, que envolveu toda comunidade escolar. Juntos, eles elaboram oficinas de ensino para os alunos do fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para beneficiar estudantes da própria unidade e de outras escolas próximas. As oficinas resultaram em