Pular para o conteúdo principal

Yane Marques é ouro!

Nossa conterrânea, Yane Marques, garante o ouro no pentatlo moderno!






A brasileira Yane Marques faturou a medalha de ouro no pentatlo moderno nos Jogos Pan-Americanos. Com a pontuação total de 5484, ela ficou bem à frente da canadense Monica Pinette e da norte-americana Michelle Kelly, que com 5288 e 5252, respectivamente, ficaram com a prata e o bronze.



Yane iniciou mal a competição, terminando apenas na quinta colocação do tiro, mas se recuperou nas provas seguintes- esgrima e natação - e abriu larga vantagem.

Mesmo sem ter ido bem na prova de hipismo, com a 10ª colocação entre 14 atletas, a brasileira manteve a liderança da competição e teve direito a largar no atletismo com 1min24s de vantagem em relação à segunda colocada, a canadense Monica Pinette.



De acordo com as regras do pentatlo moderno, os pontos conquistados nas quatro primeiras provas se transformam em minutos de vantagem para a largada dos 3000 m do atletismo.

Com a folga, ela só teve que administrar na última prova para ficar com o ouro. Com o tempo de 11min43s01, Yane obte apenas a 10ª colocação na corrida, posição que lhe foi suficiente para assegurar o primeiro lugar.

Aos 22 anos, Yane Marques já surpreendeu inclusive os dirigentes brasileiros da modalidade. Em 2006, ela superou experientes atletas e conquistou o Campeonato sul-americano.

Com menos de quatro anos dedicados ao esporte, Yane já ocupa a décima colocação no ranking mundial e terminou na 26ª colocação da última Copa do Mundo da modalidade, disputada na Inglaterra, na última temporada.

A outra brasileira da prova, Larissa Lellis, terminou na oitava colocação na classificação geral, com 4892 pontos.

No tiro, primeira prova do cronograma, Larissa terminou na 14ª e última colocação e tentou se recuperar nas provas seguintes. A brasileira chegou a ficar na terceira colocação na natação, o que acabou sendo insuficiente para que ela lutasse por medalha.




Matéria publicada no UOL Pan 2007.





Leia mais sobre Yane Marques no Pan!



No Rio de Janeiro, Yane Marques faturou a medalha de ouro. Depois de um desempenho ruim no tiro, ela se recuperou e foi muito bem na esgrima e na natação, o que lhe garantiu a primeira colocação.

Aos 22 anos, dos quais menos de 4 dedicados ao esporte, Yane Marques não apenas já é a primeira do ranking nacional, como surpreendeu até os dirigentes do país ao bater atletas experientes e sagrar-se campeã sul-americana em 2006.

A pernambucana já figura no 10º lugar no ranking mundial do pentatlo moderno, além de acumular resultados expressivos nas última temporada. Yane foi vice-campeã pan-americana no México e conquistou a 26ª colocação na Copa do Mundo, disputada na Inglaterra.

Segundo o presidente da CBPM, Hélio Meireles, o entusiasmo não é exagero, uma vez que são necessários 10 anos para uma formação completa no pentatlo. No caso de Yane, o "fenômeno" é ainda mais notável, uma vez que a atleta teve de aprender a praticar quase todos os estilos da modalidade.

"Tivemos que ensiná-la princípios básicos de esgrima, tiro e equitação", conta o técnico da atleta, capitão Alexandre França. "Mais do que isso, até a corrida teve de ser revista, porque ela não tinha porte de atleta."

Yane conta que a transformação foi mesmo completa. "Nunca tinha nem corrido de verdade, no máximo só brincando de pega", conta a pernambucana.

Matéria publicada no UOL Pan 2007.


Leia comentário sobre Yane publicado na VEJA Rio: Especial PAN




YANE MARQUES: GUERREIRA DO SERTÃO





Nascida em Afogados da Ingazeira, no sertão pernambucano, Yane Marques é o principal nome no país em um esporte que exige inúmeras habilidades de seus praticantes. Trata-se do pentatlo moderno, modalidade que reúne cinco competições diferentes. Até 2003, ela não fazia a menor idéia do que era. Yane praticava biatlo (corrida e natação), quando foi convidada por Alexandre França, atual técnico da equipe brasileira, a tentar o pentatlo. Ela imaginava que uma das provas era de ciclismo. Na verdade, além de corrida e natação, o pentatlo – que tem origem militar – inclui equitação, esgrima e tiro. "Não tinha a menor noção de nenhum deles, mas fui em frente e aos poucos ganhei confiança", diz Yane, que tem 23 anos e muita esperança de chegar ao pódio. "No início, eu respeitava demais a adversária na esgrima. Hoje vou para cima. Afinal, eu também tenho espada para enfrentá-la."

Matéria publicada na VEJA Rio: Especial PAN 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resolva os Problemas com o Adobe ID no Tablet Samsung Galaxy Tab 10.1

Como  prometido, sempre que possível vou escrever dicas ou comparativos sobre o tablet Samsung Galaxy Tab 10.1 e o iPad 2. Depois de ter em mãos meu novo parceiro de trabalho, o Samsung Galaxy Tab 10.1, pude notar as várias promoções que rondam os novos usuários deste gadget. Livraria Cultura, Editora Abril, entre outras, prometem várias regalias para seus novos usuários. Até aí maravilha! O usuário nem imagina a saga que enfrentará para ter direito aos 9 (nove) livros grátis no aplicativo da Livraria Cultura e aos 6 (seis) meses de assinatura de 6 (seis) revistas da Editora Abril. Falaremos um pouco dos dois problemas. O problema com os livros da Livraria Cultura deve-se ao login em sua conta Adobe, com seu Adobe ID, requerido para liberação para liberação do download de livros nansiosos dos aplicativos. Simplesmente, para muitos, começa aí uma verdadeira batalha. Nesse ponto começa a saga, já que, engana-se quem imagina que basta um simples login para ver seus ebooks no tablet

Caruaru: II Mostra de Inovações Pedagógicas das Escolas de Referência

Nos dias 05 e 06 de novembro, três mil estudantes das 103 Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco estiveram reunidos no Polo Cultural, em Caruaru, para a II Mostra de Inovações Pedagógicas. O evento, realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco através do Programa de Educação Integral, tem como objetivo apresentar à sociedade pernambucana os resultados pedagógicos alcançados pelas Escolas de Referência que estão espalhadas por 79 municípios do Estado. A Mostra irá proporcionar aos educadores e aos educandos o intercâmbio de práticas pedagógicas inovadoras realizadas durante todo o ano letivo de 2009. Em sua segunda edição, a Mostra fez uma homenagem ao centenário de Mestre Vitalino. Os estudantes apresentaram 235 trabalhos acadêmicos divididos em três categorias: 146 exposições em stands, 62 apresentações artísticas e 27 comunicações orais. Desenhos, pinturas e esculturas produzidas pelos jovens também serão expostos no Salão de Artes Visuais do Integral. A Esc

Colégio Normal Estadual vence Prêmio de Tecnologia em Pernambuco com o Projeto Escola.com CIÊNCIA

Secretaria divulga vencedores do Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação Arthur Mota Assessoria de Imprensa A secretaria de Educação, através da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas (SDP), divulga a lista com o nome das 52 escolas estaduais que venceram o Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação (ver link abaixo). Mais de 170 unidades concorreram, 92 foram classificadas para a fase final e, deste total, a comissão central selecionou três projetos por GRE, exceto na Gerência de Petrolina na qual quatro escolas serão premiadas, porque duas delas empataram.   O Colégio Normal Estadual, de Afogados da Ingazeira, no Sertão, conquistou a primeira colocação geral com o projeto Escola.Com Ciência, que envolveu toda comunidade escolar. Juntos, eles elaboram oficinas de ensino para os alunos do fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para beneficiar estudantes da própria unidade e de outras escolas próximas. As oficinas resultaram em